Sou cego, não surdo

Algo comum que acontece com os deficientes visuais é as pessoas se dirigirem a quem os acompanha para fazerem certas perguntas.
Principalmente em restaurantes, a pergunta clássica:
– O que ele vai querer?
Já divaguei bastante quais seriam os motivos que levam as pessoas a fazerem isso. É uma tarefa difícil, afinal, eu sou cego, não surdo.
Então a lógica seria que as pessoas apenas não devem fazer mímicas para mim, ou fazer um sinal de “Vem aqui meu tigrão”, mostrar o dedo do
meio, entre outros. mas fazer uma pergunta? – A lenda diz por aí que os cegos ouvem melhor, então poderia-se gritar do balcão – o que vai ser
aí? – e eu escutaria. mas porque ainda assim perguntar para quem me acompanha?

A única teoria mesmo que eu bolei até hoje que me pareceu satisfatória é que as pessoas não sabem se o deficiente visual saberá
que elas estão se dirigindo a ele. Uma preocupação relevante, porque isso pode acontecer mesmo. Mas na maioria dos casos, as pessoas sabem
quando estão se dirigindo a elas. Nm restaurante, por exemplo, o garoom se dirige a todos da mesa, e as pessoas relatam seus pedidos. Mas em
uma outra ocasião mais específica?

Pela direção de onde vem a voz da pessoa, eu e acredito que muitos outros deficientes visuais conseguem saber a quem a palavra está sendo
dirigida, então, não há necessidade de algo muito elaborado para eu saber que estão falando comigo. em casos extremos, outra alternativa é
encostar de leve no braço da pessoa e logo começar a falar, e com isso as pessoas saberão com certeza quem é o receptor da mensagem.

Mas como explicar para as pessoas que todo esse floreio de perguntar para meus acompanhantes o que o “incomunicável” aqui vai querer?
– nada mais simples de como mostrar que essa atitude é idiota. Observe:

ps: Essa situação já ocorreu mais de cinco vezes, quase todas obedecendo sempre as mesmas palavras, e normalmente, em restaurantes.

– O que ele vai querer?
– Ela quer saber o que você vai querer, Lucas.
– Diga que quero uma (coloque o seu pedido aqui)”Uma dinamite pangaláctica com limão e gelo”.
– Ele disse que quer (coloque o pedido aqui)”Uma dinamite pangaláctica com limão e gelo”.

O desconforto das pessoas (e essa é a melhor parte), é algo notável. O silêncio que se prossegue por parte da pessoa que foi pega na sua
própria armadilha é sempre quebrado por – ok, trarei os pedidos. – Ou uma risadinha.

Outros casos mais radicais envolvem bêbados. com esse tipo de pessoa você pode agir como quer, e eu solto a clássica: – Pode perguntar para
mim, sou cego, não surdo. eles não entenderiam mesmo a sutileza da
armadilha anterior.

Esse tipo de coisa que acontece não me ofende, de maneira alguma. É só uma desinformação geral, que pode ser combatida com esse tipo de
situação que descrevi acima. No começo, eu achava constrangedor, e até me sentia estranho, mas depois que você aprende a lidar com a situação,
da até para se divertir.

~ por lucasradaelli em 18 de janeiro de 2010.

4 Respostas to “Sou cego, não surdo”

  1. fazer gente fazer cara de bunda é ótimo :D. Na fisioterapia acontecia um bocado…

  2. dá pra alguém me responder oq esse cara quer?nunca viu um mafagafo mesmo –‘
    UAHAUHAUHAUHAUHUHA!acho que nunca me dirigi à outros qndo se tratava de você mas..ok 😀
    belo post :*

  3. hahahaha, a maioria acerta de primeira 😛 – os restaurantes que devem ter algum tipo de problema xD

  4. Se nessa situacao voce tivesse o Timmy poderia falar: Timmy MATA! Hehe.
    Cheguei ao seu blog pelo Nerdcast, e me formei em Ciencia da Computacao em 2004. Nao consigo imaginar como voce consegue estudar calculo, derivadas, integrais e etc. Parabens pela sua dedicacao.
    Ps.: espero nao estar sacaneando seu programa de leitura de tela pela falta de acentos. Estou digitando do celular que nao tem suporte pra portugues.

Deixe um comentário

 
