Accessibletwitter – O Twitter mais acessível

Um serviço que vem ficando muito popular nos últimos tempos é o twitter. Para quem desconhece totalmente do que se trata, o twitter é uma espécie de microblogging, onde os usuários postam em até 140 caracteres informações, links interessantes, e é claro, muita coisa inútil 😛 – Você escolhe as pessoas que seguirá, e pode ser seguido por outras também. Apenas lerá os tweets(mensagens enviadas por usuários), das pessoas que você segue, e as pessoas que o seguem lerão o que você escreve.

Notei que a comunidade de deficientes visuais dos EUA e Canada é bem ativa nesta área. O twitter é sempre usado para transmitir as últimas informações sobre acessibilidade web, anunciar produtos, e esse tipo de coisa. E é o que eu tentarei fazer por aqui, no Brasil. Criar uma conta no twitter não é nada difícil, porém se algum deficiente visual tiver algum problema eu posso escrever um tutorial de como fazer isso usando os leitores de tela. Mas acho que isso não será necessário.

A página do twitter não é inacessível. Eu diria que ela carece de artifícios que facilitam a navegação. Um exemplo que eu poderia
citar são os tweets que podem ser lidos a partir da sua página principal. Não há nada que separe os tweets entre si, dificultando
um pouco na hora de procurar algo específico.

Porém não tema, o accessibletwitter ajuda muito nessa tarefa.
Programado por um grupo de deficientes visuais, e ninguém melhor que
eles para saberem suas próprias necessidades, o site é realmente
agradável, e no começo confesso que eu não gostava dele. O modo de
navegar pela página que eu utilizava era errado, e isso atrapalhava
bastante. A página está muito bem demarcada por cabeçalhos, por isso
recomendo navegarem sempre por cabeçalhos, ou seja, pressionando “h” para locomover-se entre cada item, tanto no Jaws como no NVDA, Orca, etc.

Em cada tweet lido, é fácil chegar em seu autor pulando de cabeçalho em cabeçalho. A mensagem está entre um blockquote, e também é acompanhada da informação do nome exibido pelo autor e o nome do seu login de usuário. As opções de reply (mandar uma mensagem para o usuário), retweet (replicar o tweet), também estão presentes.

Outro fato interessante, é quando seus caracteres estão acabando, e então uma voz diz quantos caracteres restantes você tem, ajudando muito na hora de reduzir o que você quer dizer em 140 caracteres.

O site é realmente bom, e merece ser testado. Não posso dizer o mesmo sobre a parte visual do site, porque ele foi totalmente otimizado para o uso por leitores de tela. Não confundam que um site totalmente otimizado para uso por leitores de tela não possa combinar um layout agradável aos olhos, o fato é que deficientes visuais nunca serão webdesigners com perfeição… apenas um comentário a parte, porque não faço a mínima idéia de como é a configuração estética da página. Se algum vidente quiser comentar sobre, os comentários seriam muito bem vindos. Para quem nunca usou o twitter ainda, é interessante criar uma conta e dar uma olhada. E se necessário, faço outra review explicando o funcionamento do site em si.

Site do accessibletwitter

siga-me no Twitter!

~ por lucasradaelli em 12 de outubro de 2009.

6 Respostas to “Accessibletwitter – O Twitter mais acessível”

  1. Bom, o layout do site é bacana. Talvez não tenha uma escolha perfeita de cores, mas não é um site feio. Inclusive, é mais fácil de ler que o twitter comum, e mais organizado. Gostei da parte das mentions, e o site tem navegação muito fácil. #win

    agora, comentado no lugar certo =)

  2. Afinal de contas… qual é a graça do twitter? :p

  3. eu gosto do twitter. Não sei explicar muito bem qual é a graça dele, com o tempo ela vem.

  4. AAA, no começo eu tmbm nao achava graça no twitter, achava podre, mas com o tempo fui vendo o lado bom, pq em pequenas frases vc se ocupa e se diverte *-*…… Ainda mais se vc sigrui o jack bauer ou o Wiliam boner que só falam merda huashsauhasush ou a XUXA huashasuhsauashuasha, enfim com o tempo twitter fica bom, eee tmbm o designer do site é legal. pq nao é um site pesado, é leve e ainda vc pode configura-lo como quiser colocando imagens no fundo e fica supimpa *-*

  5. “o fato é que deficientes visuais nunca serão webdesigners com perfeição…” euri.
    Anyway, o twitter é mto bom se vc souber filtrar seus contatos e não ficar panguando pensando que é um orkut 2.0 . A maioria dos usuarios do twitter são brasileiros e tem até empresas que dão dicas de vagas de emprego pelo twitter,é só ficar esperto.

  6. Isso é verdade. quem sabe eu ganhe uma box do windows 7 do sorteio lá 😛

Deixe um comentário